Foto da fachada do prédio do IMD

No contexto da EMBRAPII, o Instituto Metrópole Digital (IMD) é a Unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte credenciada em 19 de maio de 2023, pelo Termo de Cooperação n. 26/2023, com a área de atuação em Internet das Coisas (IoT) e Aplicações Inteligentes em Nuvem.

Na perspectiva da implantação da Unidade EMBRAPII na UFRN, a proposta foi ao encontro dos objetivos dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN no tocante à ministração de formação intelectual e profissional de qualidade, à produção e difusão do conhecimento científico universal e ao fortalecimento da Universidade. Tal fortalecimento se dá em áreas estratégicas para o desenvolvimento do RN, da região Nordeste e do país, bem como compatibiliza com sua visão de futuro como uma universidade com presença internacional e sustentável em suas ações, com uso disseminado de TIC nas práticas acadêmicas, flexibilidade curricular na formação e mobilidade interna e externa, mantendo a oferta de cursos em áreas estratégicas e qualidade da formação em novas modalidades e educação continuada. Dessa forma, a UFRN é referência em produção de conhecimentos em áreas de fronteira e estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico. Ademais, busca a inovação, com estreita interação com a sociedade, poderes públicos, setor produtivo e movimentos sociais, induzindo políticas públicas e compartilhando conhecimento.

Assim, a inserção da UFRN como Unidade EMBRAPII confere ao Instituto Metrópole Digital a oportunidade de ampliar, qualificar e disseminar as pesquisas básicas e aplicadas desenvolvidas pelo Instituto, promovendo a geração de inovações tecnológicas na área de TIC, notadamente em IoT e Aplicações Inteligentes em Nuvem, em parceria com as empresas industriais.

Além disso, tal ação beneficiará, direta e indiretamente, os alunos de iniciação científica e de pós-graduação e as atividades voltadas para interação e articulação entre as ações da universidade e as necessidades inerentes à sociedade, além de estimular os processos inovadores e o desenvolvimento econômico local, regional e nacional.