Governança

Estrutura

A estrutura de Governança da Unidade Embrapii/IMD seguirá a política de governança da UFRN, assim como todos os mecanismos de governança previstos nos manuais e orientações operacionais estabelecidos pela Embrapii.

Na UFRN, essa estrutura é a maneira como a Universidade se organiza para apoiar a sistematização e condução de sua Política de Governança.

O modelo de governança da UFRN define as políticas, as diretrizes, as estratégias organizacionais e os processos decisórios por meio de decisões colegiadas, como meios para governar a instituição e direcionar o alinhamento organizacional aos interesses da sociedade.

A estrutura de governança da UFRN é composta por:

  1. os mecanismos de governança;
  2. as práticas de governança pública;
  3. os processos de governança;
  4. as instâncias internas de governança; e
  5. as instâncias externas de governança.

No tocante à formalização de projetos e parcerias da Universidade com participação da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), toda a tratativa é regulada pela Resolução nº 001/2022 - CONSEPE/CONSAD e suas alterações.

O processo para celebração de projetos de P,D&I conta com o apoio da sua Diretoria de Projetos, a qual é responsável, entre outras demandas, por:

  • Intermediar e orientar a prospecção e a negociação dos projetos;
  • Instruir os pesquisadores quanto ao correto cadastro das novas iniciativas;
  • Acompanhar a tramitação nas devidas instâncias da Universidade e da Fundação de Apoio, como forma de garantir celeridade ao processo.

Além disso, a Diretoria de Projetos exerce, ainda, a gestão das atividades administrativas dos projetos em execução.